Linguagem

ir é uma linguagem dinâmica e funcional. Ela foi projetada para a construção de aplicações escaláveis e de fácil manutenção, possuindo um cinto de utilidades moderno e uma base cientifica refinada.

Dito isso, podemos ressaltar que foi criado pelo brasileiro José Valim que está sempre atualizando o progresso da linguagem e fazendo lives na twitch, sendo um bom recurso de aprendizado.

Uma das principais aderências da linguagem é o seu suporte a concorrência. Veremos mais adiante nos tópicos avançados, o que isso significa e como podemos utiliza-la. Caso tenha curiosidade, fiz um video na prática de como podemos usar elixir para aumentar a performance em importar uma grande quantidade de dados no banco de dados PostgresSQL. Você não precisa entender tudo do que foi feito ali ainda, você vai chegar la, mas é legal para dar uma ideia do que o aguarda.

Também precisamos entender alguns conceitos da linguagem. Porém, pode se tornar complexo por tudo por aqui, então para simplificar as coisas, você pode seguir os estudos e quando sentir necessidade (ou eu avisar que será de extrema importância), vá ate a seção de Conceitos do livro para se aprofundar mais nos detalhes.

O primeiro conceito (e que na maioria das vezes confundi quem vem de orientação a objetos) é a imutabilidade. Escrevi ali de forma simples para se tornar mais fácil o entendimento e evoluirmos mais rapidamente.

Caso não entenda os conceitos, revisite sempre que quiser e sempre faça exemplos, pratique muito, mude as coisas, quebre as coisas e as arrume, so assim você vai entender como o elixir funciona. Não se limite a fazer o aplicativo perfeito, eu já desisti disso a muito tempo.

Empresas que usam elixir em produção

embedded, nervers

paas, phoenix

real-time, genstage, otp

social, broadway

collab, phoenix, otp

biz-intelligence, phoenix

Bons estudos.

Last updated